O belga Eden Hazard, de 32 anos, anunciou nesta terça-feira (10) a sua aposentadoria do futebol profissional. Após uma publicação em suas redes sociais, o agora ex-atacante tornou público sua decisão de encerrar a carreira no esporte.
Com sete temporadas excelentes com o Chelsea, que rendeu dois títulos de Premier League e o prêmio de melhor jogador da temporada de 2014/15, Hazard se tornou um dos melhores jogadores do mundo, o que rendeu ao jogador uma transferência de 89 milhões de libras para o Real Madrid.
Na Espanha a expectativa pelo belga era alta, visto que Hazard chegou um ano depois da saída de Cristiano Ronaldo para a Juventus da Itália, em um momento em que Gareth Bale vinha em baixa com o treinador na época, Zinedine Zidane.
Hazard possuía em sua bagagem 110 gols e 92 assistências pelo Chelsea, o que mostrava a capacidade que o atacante tinha no auge, aos 28 anos, que poderia proporcionar ao clube espanhol um grande entusiasmo e um lindo fim de carreira com muitos gols, assistências e conquistas em Madrid.
No entanto, aconteceu completamente o oposto.
A campanha decepcionante de Hazard no Real Madrid
No começo de sua jornada em Madrid, Hazard logo demonstrou sinais alarmantes, iniciando seus trabalhos fora de forma, o que gerou especulações de que o jogador comemorou a transferência com bastante entusiasmo.
Depois uma lesão no início da temporada no tendão da coxa, o belga voltou a recuperar a forma gradualmente, marcando seu primeiro gol pelo Real Madrid em outubro de 2019, contra o Granada, no Bernabéu. Dando uma amostra de que a história dele poderia mudar jogando ao lado de Karim Benzema, o 9 da equipe.
Porém, logo após se aproximar de sua melhor forma, Hazard foi novamente prejudicado por uma lesão, depois de uma entrada de seu companheiro de seleção Thomas Meunier, em uma partida de Liga dos Campeões, contra o Paris Saint Germain em novembro de 2019.
A lesão deixou o jogador afastado dos gramados por três meses, depois desse tempo ele voltou a boa forma, mas parou novamente quando o Covid o atingiu durante a pandemia.
Com a volta aos gramados, Hazard manteve-se em boa forma durante o restante da campanha de 2019/20, ajudando o Real Madrid na conquista do título da La Liga.
Mas foi perdendo espaço, com a ascensão dos jovens brasileiros Vinicius Junior e Rodrygo que tomaram conta da titularidade da equipe.
Nos três anos posteriores, o belga se viu preso em um ciclo de decepções por causa de suas lesões, principalmente a sofrida após o desarme de Meunier, do PSG.
Os Números de Eden Hazard
Na Espanha, Hazard atuou em 76 partidas com o Real Madrid, sendo 32 delas como reserva, marcando sete gols e doze assistências. Já na Inglaterra, pelo Chelsea foram 352 jogos, com 110 gols e 92 assistências.
Antes do Chelsea o jogador também atuou pelo Lille da França, com a equipe francesa o atacante participou de 194 jogos, balançando as redes 50 vezes e dando 53 assistências.