A equipe comandada por Eddie Howe está atualmente na quinta colocação da tabela da Premier League, a dois pontos do Tottenham Hotspur que é o quarto colocado.
No entanto os Magpies possuem 2 jogos a menos que os Spurs e pode até conseguir chegar ao terceiro lugar caso vença o jogo contra o Manchester United na volta do campeonato inglês.
Nessas condições os torcedores do time do St. James’ Park, sentem grande empolgação e uma esperança de ver seu time de volta a principal competição européia após duas décadas de espera.
Mas então, o que o Newcastle precisa fazer para que consiga essa classificação e o que as histórias recentes mostram sobre as chances de terminar entre os quatro primeiros da Premier League.
Nas últimas cinco temporadas, nenhum time inglês precisou conseguir mais do que 71 pontos para terminar a campeonato entre os quatro primeiros, sendo o menor total na temporada 2019/20 em que o Leicester City terminou na quinta colocação com apenas 62 pontos conquistados.
Na média, considerando as últimas 5 temporadas, as equipes precisam de 68 a 69 pontos dentro dos 38 jogos da temporada para conseguir uma vaga na Liga dos Campeões.
Qual seria a pontuação mágica desta temporada para se qualificar para a Liga dos Campeões?
De acordo com dados dos últimos 10 anos, são necessários cerca de 69 pontos para terminar entre os quatro primeiros desta temporada.
Qual seria a pontuação do Newcastle United no final do campeonato com base nos pontos já conquistados até o momento?
O Newcastle somou 47 pontos em 26 jogos nesta temporada. Tomando como base a pontuação conquistada até agora, os Magpies conseguiriam um equivalente a 68 pontos em uma temporada de 38 rodadas, a um ponto da classificação mais segura.
Os Magpies ainda tem 12 jogos restantes nesta temporada, com 36 pontos para disputar, o primeiro confronto que dá início a reta final da temporada será contra o Manchester United, dia 2 de Abril.
Em relação aos próximos adversários restantes, os jogos do primeiro turno o Newcastle United conseguiu conquistar 26 pontos, com base nisso, se a equipe de Eddie Howe replicar estes feitos poderiam chegar a 73 pontos e assim garantir uma boa posição na tabela do campeonato inglês e se qualificar para a próxima Liga dos Campeões da UEFA.