A atuação de Neymar na vitória do Santos por 3 a 1 sobre o Juventude, nesta segunda-feira (4), pelo Brasileirão, repercutiu fortemente na imprensa internacional. O jornal espanhol As não poupou elogios ao craque e destacou que o camisa 10 do Peixe “mandou um recado para Ancelotti”, em referência ao técnico da Seleção Brasileira, que teve membros de sua comissão acompanhando o jogo no Morumbis.
“Essa foi a primeira vez em 2025 que ele marcou dois gols em uma partida. Um marco que pode ser um divisor de águas para ele, embora ainda haja um longo caminho a percorrer”, publicou o jornal.
Após a partida, Neymar foi questionado sobre a presença dos auxiliares de Carlo Ancelotti no estádio e não hesitou: disse estar à disposição para retornar à Seleção Brasileira. Ele não veste a camisa amarelinha desde o dia 17 de outubro de 2023, quando sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo durante o confronto contra o Uruguai.
A próxima convocação da Seleção será no fim de agosto, para os jogos finais das Eliminatórias da Copa. O Brasil enfrenta o Chile no dia 4 de setembro e depois a Bolívia, no dia 9.
O duelo contra o Juventude marcou o quinto jogo consecutivo de Neymar pelo Santos desde seu retorno ao clube. E, desta vez, foi uma atuação digna de seus melhores dias. Com dois gols e muita movimentação, ele foi decisivo para tirar o Peixe da zona de rebaixamento. Com o resultado, o Santos chegou a 18 pontos e saltou para a 15ª colocação na tabela do Brasileirão.
Além do impacto imediato nos números do campeonato, Neymar também quebrou um jejum que já incomodava: ele não marcava dois gols por um clube desde 21 de agosto de 2022, quando ainda defendia o PSG e balançou as redes duas vezes na goleada por 7 a 1 sobre o Lille, pelo Campeonato Francês.
Com a Seleção Brasileira, a última vez que havia feito dois gols em um mesmo jogo foi em 9 de setembro de 2023, na vitória por 5 a 1 sobre a Bolívia, pelas Eliminatórias. Desde então, a grave lesão o afastou dos gramados por mais de um ano.
Agora, com ritmo de jogo e confiança recuperada, Neymar volta a ser esperança para o torcedor santista e passa a chamar a atenção do técnico Carlo Ancelotti para uma possível volta à Seleção.
Próximos jogos do Santos no Brasileirão:
- Cruzeiro (fora): 10/08, às 18h30
- Vasco (casa): 17/08, às 16h
- Bahia (fora): 24/08, às 16h
A missão agora é manter o bom momento e ajudar o Santos a seguir se afastando da zona de rebaixamento. Mas uma coisa já está clara: Neymar voltou para fazer história de novo.