Os jogadores Henry Martin e Luis Chaves marcaram cada um para o México, na luta para conseguir a classificação para a próxima fase da Copa do Mundo, mas a vitória em cima da Arábia Saudita por 2 a 1, não foi o suficiente para a seleção mexicana que precisava de saldo de gols para se classificar no lugar da Polônia.
O México não é eliminado em uma fase de grupos de Copa do Mundo desde 1978, chegando nas últimas 7 edições do torneio pelo menos nas oitavas de final.
A seleção mexicana chegou no estádio Lusail lutando por uma vitória, além de torcer para a Polônia vencer a Argentina, no entanto quem saiu vitoriosa foi a Argentina, o que fez com que a chance para o México avançar dependesse de saldo de gols.
Sabendo disso o México tentou nos 20 minutos finais um gol e aos 87 minutos de jogo Uriel Antuna marcou para o El Tri mas teve impedimento na jogada. Logo depois Salem Aldawsari da Arábia Saudita marcou e diminuiu o placar nos acréscimos.
No primeiro tempo o México foi superior tendo boas chances porém o goleiro saudita Mohammed Alowais fez boas defesas. O jogo virou a favor do México após o gol de Martin, mas a esperança veio depois do gol de falta de Chávez aos 52 minutos de jogo.