Princípios de Defesa

Princípios de Defesa

Ter uma idéia geral dos princípios básicos de defesa irá abrir o jogo para você e fazer com que se torne um melhor jogador, mais completo.

Naturalmente, diferentes países têm uma terminologia diferente para esses princípios defensivos, mas as idéias gerais permanecem as mesmas:

Quando sua equipe está defendendo, você quer tirar as opções e o espaço da outra equipe. 

Simplificando, quando sua equipe está defendendo, você quer tornar o campo pequeno e as opções da outra equipe limitadas.

Existem cinco princípios de defesa

1. PRESSÃO

Esse é o papel do primeiro defensor.  O primeiro defensor é geralmente a pessoa que está mais próxima da bola. 

O seu principal papel é negar e controlar a penetração do outro time (eles não querem que a bola fique atrás deles). 

O papel do primeiro defensor é subdividido em quatro etapas:

  • Aproximação;
  • Atraso;
  • Controle;
  • Tackle;

Aproximação 

O primeiro defensor deve se envolver com o atacante rapidamente – correndo na direção deles com passo, mas depois diminuindo a velocidade para não permitir que a bola entre atrás deles. 

Uma vez que eles se envolvam com o atacante, eles precisam entrar em uma posição atlética, pernas flexionadas, corpo equilibrado, pés prontos para se mover.

Atraso  

Em uma boa posição atlética, o primeiro defensor desacelera o atacante movendo-se com o atacante, muitas vezes meio que arrastando de um lado para o outro para trás. 

É importante não deixar o atacante chegar muito perto enquanto demora, porque então será muito fácil para eles driblarem por você.

 Uma regra geral é manter o atacante pouco acima do comprimento de um braço à sua frente.

Controle 

Uma vez que o primeiro defensor tenha retardado o atacante (atrasado), ele pode começar a controlá-lo e canalizá-lo para uma direção. 

Talvez isso signifique forçá-los a seus pés não dominantes, talvez isso signifique forçá-los para a linha lateral onde há menos espaço, talvez isso signifique forçá-los para o meio onde há defensores de equipe para cobrir, etc…

É importante entender que não há necessariamente um certo e errado aqui. 

Tackle  

Nós recuperamos a bola do time atacante, atacando ou interceptando. 

O tackle é arriscado porque uma vez que você vai para o chão como um defensor, é difícil se recuperar. 

Existem diferentes formas de tackling. Às vezes é um simples puxão da bola onde você não necessariamente vai para o chão, mas é capaz de ganhar a bola do atacante, às vezes é um tackle completo (que é completamente legal a menos que você entre com seus cleros para cima ou acerte o jogador antes da bola) e então outras vezes um tackle é um bloco de último minuto da bola antes de um passe ou tiro penetrante.

Na maioria das vezes, o primeiro defensor não ataca. Em vez disso, eles se aproximam, atrasam e controlam até o ponto em que o segundo defensor é capaz de interceptar a bola passada.

Cobertura

Este é o papel do segundo defensor. O segundo defensor geralmente está atrás do primeiro defensor, proporcionando profundidade. 

A distância que o segundo defensor é do primeiro defensor e o ângulo em que ele está jogando fora da bola são decisões importantes. O segundo defensor deve se comunicar com o primeiro defensor, encorajando-os e dizendo-lhes como canalizar o atacante.

O segundo defensor precisa estar pronto para pressionar a bola (e portanto se tornar o primeiro defensor) se a bola se mover. 

Eles também precisam estar cientes da posição dos outros atacantes. É aqui que o ângulo e a distância de sua posição vêm especialmente para jogar. 

Se ainda não houver um terceiro defensor, eles precisam estar próximos o suficiente para apoiar o primeiro defensor enquanto não estiverem muito distantes do segundo atacante, caso a bola seja jogada para eles.

BALANÇO

Este é o papel do terceiro defensor. O terceiro defensor precisa avaliar constantemente a posição da bola e os oponentes não marcados no campo. 

O terceiro defensor deve ter um bom conhecimento de futebol e consciência de campo para entender o quão perto eles devem estar do primeiro e do segundo defensor, garantindo ao mesmo tempo que o espaço em que o outro time está tentando atacar seja limitado.

É muito importante que o defensor do balanceamento (o terceiro defensor) seja compacto com seus companheiros de equipe, mas ainda assim possa negar espaço para o time atacante. 

Se a bola é jogada através do campo, então talvez o terceiro defensor deve pisar na bola, tornando-se o primeiro defensor e seus companheiros de equipe devem mudar e deslizar para a segunda e terceira posições defensoras (e mentalidades).

Compacta

Quando uma equipe está defendendo, seu objetivo é eliminar o espaço que a outra equipe está tentando penetrar por meio do posicionamento adequado. 

Uma equipe compacta reduzirá o espaço MAIS perigoso que uma equipe pode explorar.

Para que uma equipe seja compacta, deve haver movimento coletivo e comunicação. 

Uma equipe que se movimenta e se desloca coletivamente exige familiaridade, e é por isso que as emissoras mencionaram isso.

Quando se está a aprender a jogar na defesa, dizemos ao primeiro defensor para dizer: “Eu tenho bola”, deixando claro para seus companheiros de equipe que eles são os primeiros defensores. 

Dizemos ao segundo defensor para dizer: “Eu tenho cobertura”, deixando claro para seus companheiros de equipe (e para eles mesmos) qual será o papel deles naquele momento.

CONTROLE E RESTRIÇÃO

Em equipes mais avançadas, sua Linha de Confronto será uma decisão tática que é considerada.

Você pode perceber quando assiste aos jogos que algumas equipes pressionam imediatamente por todo o campo, enquanto outras equipes não pressionam muito até que a bola se aproxime do meio campo. 

Esta é uma decisão tática por parte do treinador. Os pais precisam entender isso porque existe uma situação frustrante quando treinar e instruir os jogadores, por exemplo, para confrontar no meio-campo e depois ouvir os pais gritarem com seus jogadores porque acham que deveriam estar trabalhando mais duro!

Outros fatores a serem considerados com os conceitos de Controle e Restrição são a pontuação no jogo, se a equipe estiver perdendo um jogador, quantos minutos restam na metade ou no jogo, etc.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *